sexta-feira, 1 de junho de 2007

Tio Javan


Uma recordação do primogênito dos Pinto Ribeiro... Tio Javan!

Um comentário:

Gustavo Meyer Pinto Ribeiro disse...

São Paulo, 14 de Agosto de 2016, dia dos pais
"Deus é Pai."
Esta é a expressão comum em nossa boca quando queremos expressar esperança de que algo vai dar certo.
Algumas pessoas tem dificuldade em aceitar esta associação por conta de imagens da figura de pai distorcidas por uma sociedade corrupta, machista e não inclusiva.
Eu não tenho. Meu pai era cheio de defeitos, mas sua maior qualidade era amar, amar e amar. Nesse amor, esquecia-se de si e dedicava-se ao próximo, especialmente aos seus mais próximos, sua família, seus filhos.
Num tempo em que o contato físico entre pais e filhos era limitado pelas convenções da sociedade, meu pai era um doido completo que não nos poupava de seus abraços, apertões e lambidas.
Lambidas? Uma das lembranças mais queridas que tenho é de meu pai e eu no ônibus, linha 606 , no Rio de Janeiro. Eu devia ter meus 17 anos e estávamos indo juntos resolver alguma coisa no Grajaú, acho que algo relacionado á nossa nova casa, não lembro. Provavelmente eu não estava sendo de grande ajuda, mas ele chamou-me só para desfrutar de minha presença, como sempre fazia. Estávamos os dois de pé no ônibus, sacudidos pelo solavanco e pela direção nervosa, típica dos motoristas de ônibus do Rio de Janeiro, quando subitamente ele lambeu a lateral de meu rosto em toda a sua extensão, como se fosse um labrador maluco. Eu não acreditava no que estava acontecendo e sentindo um misto de fúria e vergonha, lembro que olhei pro lado. Ele estava rindo sem se aguentar e deu-me um forte abraço. "Filhão" - bradava pra todos ouvirem.
Este era meu pai e se neste dia tinha vergonha, hoje tenho orgulho. Por conta de sua abnegação e timidez, não tenho muitas fotos dele. Ele estava sempre a fotografar, quase nunca a ser fotografado. Mas o erro é meu, prometo a mim mesmo vasculhar as caixas de sapato de minha mãe e resgatar mais imagens deste que sempre será uma inspiração pra mim.
Se "Deus é Pai", então pra mim Ele adora dar carinho, abraçar, "lamber" seus filhos e amar, amar, amar.